quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Catadores aprendem a fazer artesanatos e valorizar o que recolhem

Por Leila Novais
O curso de aproveitamento de resíduos: "Artesanato com Reciclados"  que aconteceu na Escola Municipal Vila Nova durante todo o dia 18 de Janeiro, contou com a participação de 33 catadores e representantes de alguns órgãos.
A primeira reunião com os catadores de Gurupi contou com a participação daTécnica dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Tocantins e representante da Rede Educação Cidadã, a Senhora Conceição Oliveira, que iniciou a reunião com uma linda música interagindo com os presentes.
Representando a Associação Tocantinense de Biólogos (ATOBIO) e a Secretaria de Educação (SEDUC), a senhora Renata Acácio que expôs as idéias de um projeto da Secretaria, onde as escolas irão participar guardando os papéis brancos que não serão mais utilizados por elas serão reaproveitados pelos catadores.
Já Renata Vieira, representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, afirmouque eles estão estudando uma maneira de elaborar um projeto visando um espaço adequado para instalar os catadores. Segundo a mesma existe ainda, um Plano de Gerência de resíduos onde o Estado e o Município devem andar de Mãos dadas para desenvolver um melhor trabalho com os catadores.
Renata ainda falou da parceria proposta pela Coca-Cola que está disposta a ajudar os catadores com os EPIs. - Equipamentos de Proteção Individual. A representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente enfatizou os benefícios que a Coca-Cola pode oferecer, mas que é importante os catadores fazer o Cadastro Único na prefeitura e poderá facilitar sua participação nosproramas sociais do Governo Federal
No período da tarde os catadores participaram de u ma oficina e aprenderam a fazer artesanatos, reaproveitando os resíduos sólidos. Uma das participantes do evento foi a Sra. Edileusa que é representante da comissão Nacional dos Catadores no Estado.
A Vereadora Professora Zenaide, que  articulou a realizaçãodesse evento juntamente com os catadores, participou do encerramento e enfaizou seu compromisso com a comunidade:  Em pleno recesso, estivemos articulando a realização desse evento. É nossa missão ir além. Promover momentos de crescimento coletivo  é sem dúvidas,  uma forma de conduzir a comunidade à formação de consciencia critica e isto faz todadiferença!   Depois de todo esforço para que esse momento acontecesse, jamais  eu deixaria de estar aqui.



Fotos: Simone Fátima

0 comentários:

Postar um comentário

Para comentar vá até a opção, "Comentar como", "Nome/URL" e coloque seu nome e Email. Atenção, não serão permitidos comentários ofensivos. Obrigado.