![]() |
| Foto : Lia Mara - SECOM |
A pretensão do Governo é estender o benefício às outras 137 cidades tocantinenses. O Ministério das Cidades já pré-aprovou os projetos técnicos que preveem a destinação de R$ 323 milhões para obras de infraestrutura urbana. O montante fará parte do programa federal Pró-Transporte. “Tudo o que será construído em Palmas e em Araguaína também deve ser feito nas outras cidades do Estado”, frisou Cardoso.
Consórcios
O Governo do Tocantins também está incentivando a criação de consórcios intermunicipais no Estado. Ao todo, serão montados seis grupos de municípios com a intenção de facilitar o acesso a verbas oferecidas pela União.
Segundo o secretário, o objetivo é reunir grupos de municípios, unindo cerca de 150 mil habitantes, para que essas cidades tenham mais facilidade em obter recursos provenientes de verbas da União ou do Banco Mundial. “A ideia inicial é agregar força as cidades. Atualmente estamos desenvolvendo o projeto para a implantação de aterros sanitários, mas com certeza poderemos obter outros recursos”, falou o Sandoval.
Equipes da Secretaria das Cidades já estão trabalhando na efetivação dos consórcios. “O do Sudeste já está adiantado, os prefeitos já levaram o projeto para aprovação nas Câmaras Legislativas”, explicou.
Sandoval Cardoso, disse que o Governo deve destinar patrulhas mecanizadas para serem utilizadas pelos consórcios. “O governador Siqueira Campos já nos disse que pretende doar uma máquina a cada grupo de seis municípios”, finalizou.
Água para todos
A escassez de água no sudeste do Estado, causada pela falta de chuvas, deve ser minimizada pelo projeto Água para Todos. De acordo com Sandoval Cardoso, a intenção é obter recursos que possibilitem a construção de cacimbas para minimizar o impacto da seca. “Queremos implementar sistemas de captação e distribuição de água em comunidades rurais da região Sudeste”, explicou.
Internet
O Governo quer levar o desenvolvimento às cidades via internet, através da implementação do Tocantins Conectado. O plano é utilizar a rede de fibra ótica da Eletronorte para disponibilizar internet de banda larga para os municípios tocantinenses. O projeto visa utilizar a rede existente no Linhão Norte/Sul para o oferecimento de serviços de comunicação e transmissão de dados através de cabos ópticos. O Estado deve investir R$ 30 milhões no projeto.

0 comentários:
Postar um comentário
Para comentar vá até a opção, "Comentar como", "Nome/URL" e coloque seu nome e Email. Atenção, não serão permitidos comentários ofensivos. Obrigado.