Em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 12, o secretário de Estado da Saúde Nicolau Esteves, juntamente com o superintendente Luiz Fernando anunciaram a expansão do Banco de Leite Humano no Tocantins, com a criação de uma unidade na região sul do Estado e que funcionará no Hospital Regional Público de Gurupi.
Durante a reunião, o secretário informou que o Tocantins será um dos 16 Estados a ser beneficiado, pelo Ministério da Saúde, com um banco de leite materno e uma unidade de coleta a serem implantadas, nas cidades de Gurupi e Palmas, respectivamente. Nicolau ressaltou que a atual administração da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde é pautada pelo planejamento estratégico e visa diminuir os índices de mortalidade no Estado. “É determinação do governador Siqueira Campos, promover uma saúde de qualidade à população tocantinense”, destacou.
O Estado tem, hoje, apenas duas unidades de coleta de leite humano, uma na capital, no HMPDR - Hospital e Maternidade Pública Dona Regina e outra no Hospital Dom Orione, em Araguaína.
Representantes da Secretaria municipal de saúde, que participaram da reunião, informaram que será disponibilizada uma sala para instalação da nova unidade de coleta e que, sendo autorizada pela Sesau, esta poderá ser inserida na estrutura de uma das quatorze unidades de atendimento que estão sendo construídas pela prefeitura. A primeira, localizada na quadra 1.206 sul, deverá ser entregue à população no próximo mês de maio, data provável para inauguração das unidades.
Também esteve presente no encontro, a diretora do Hospital Dona Regina, Alba Lucia e, de acordo com ela, o banco de leite materno de Palmas, coleta cerca de 200 litros de leite humano por mês, porém necessita de aproxidamente 315 llitros/mês. “Hoje temos 41 leitos neonatal no Dona Regina e fornecemos de 25 a 30 dietas por dia”, esclarece.
A coordenadora Walquiria Pinheiro lembrou que o hospital fornece em torno de seis litros de leite humano/dia, mesmo assim há um déficite já que precisaria de 11,5 litros por dia. Nesse sentido, ela ressalta a importancia da doação, tanto do leite materno, quanto de potes de vidros com tampas de plástico, adequadas para higienização (esterelização).
Fonte: Juscelene Melo
Foto: Zacarias Martins
.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário
Para comentar vá até a opção, "Comentar como", "Nome/URL" e coloque seu nome e Email. Atenção, não serão permitidos comentários ofensivos. Obrigado.