domingo, 29 de julho de 2012

Caos na saúde: HRPG está sem médicos desde o último sábado

Cássio dentro da ambulância desmaiado e sua mãe tentando alguma solução para
interná lo ( foto: Jairo Santos)
Como se não bastassem os problemas desde a transição da ex - administradora do hospital, a pró - saúde, agora o HRPG, (Hospital Regional Público de Gurupi) é mais uma vez alvo de reclamações, segundo informações dos pacientes e de funcionários, desde o último sábado (28) não tem médicos para realizar os atendimentos. A equipe do Blog Jairo Santos esteve no hospital na noite de ontem (29) e registrou a revolta da população.

Cássio Pereira de Oliveira de 16 anos foi vítima de um acidente de moto em Cariri - TO, ao chegar no HRPG, os funcionários orientaram a nem o retirar da ambulância, porque ele iria voltar com certeza. A mãe do adolescente, dona Silvânia, estava desesperada, já que o garoto estava desmaiado porque havia batido a cabeça. " não sei o que vou fazer, me orientaram a levar para um hospital particular, mas não tenho dinheiro, já fui no pronto atendimento mas lá não tem estrutura para atender casos como o do meu filho", disse.


O adolescente permaneceu por horas dentro da ambulãncia na frente do hospital desacordado. Até às 11h00 da noite de ontem nada ainda tinha sido resolvido.
Imagem ampliada. Cássio estava com várias escoriações pelo corpo
( foto: Jairo Santos)  
Luiz Carlos de 27 anos sofreu um acidente no início da noite de ontem (29) enquanto andava de moto na avenida ceará, ele foi socorrido pelo corpo de bombeiros e levado ao HRPG. Ao chegar lá, sentindo muitas dores, recebeu a notícia que não tinha nenhum médico e nem clínico para o examinar. Os militares do corpo de bombeiros o levaram para um hospital particular, onde também não havia médico de plantão. Só no 3º hospital conseguiu uma consulta, depois de desembolsar uma quantia significativa de dinheiro.



Iramar Nunes de Brito de 31 anos sofreu um acidente com seu caminhão na BR 242 na madrugada de ontem, ele sofreu um trauma na cabeça. Ao chegar no Hospital foi colocado em uma maca e nem ao menos foi examinado. De acordo com seu irmão Lucas Eduardo, o ortopedista de plantão nem deu as caras.



Os pacientes que chegavam no hospital regional eram reconduzidos para o Pronto atendimento ou (para quem tivesse condições de pagar) para hospitais particulares. Nossa equipe foi até o pronto atendimento e constatou que muitas pessoas aguardavam atendimento, a maioria sentindo dores. Era possível perceber a superlotação no PA.


Estes foram apenas alguns exemplos que registramos ontem no hospital. Outras centenas de pessoas também passaram pela mesma situação.


A assessoria do Hospital regional disse por telefone que a SESAU (secretaria estadual da saúde) se manifestará através de nota de esclarecimento.


Enquanto nada é resolvido a comunidade de Gurupi e região sul, terá que pagar um hospital particular ou esperar (sofrendo) até que alguém apresente uma solução para o problema.

Recepção do HRPG vazia. Pacientes eram orientados a irem para outros hospitais
( foto: Jairo Santos)

1 comentários:

  1. Imprensa por favor divulguem mais,ajudem essa população mais carente, sofrida e batalhadora a terem pelo menos direito a um atendimento digno na hora de um acidente ou doença.Isso é reflexo dessa administração corrupta desses políticos que administram nossa cidade.obrigada.

    ResponderExcluir

Para comentar vá até a opção, "Comentar como", "Nome/URL" e coloque seu nome e Email. Atenção, não serão permitidos comentários ofensivos. Obrigado.