A reunião do plano de governo participativo da Coligação “A Diferença é o Trabalho”, encabeçada por Mauro Carlesse e Goiaciara Cruz, contemplou o setor Jardim Eldorado na noite desta quarta-feira, 22. Um dos temas mais discutidos foi saúde.
O bairro conta apenas com uma farmácia onde também são realizadas sessões de fisioterapia. Quem necessita de uma consulta utiliza o posto de saúde do setor vizinho, o Sol Nascente. A funcionária pública, Ivonete Silva, disse que na farmácia nunca tem remédio e para conseguir uma consulta no postinho de saúde tem que chegar antes das 4h da madrugada. Relatou que quem tem criança ainda é pior porque não tem pediatra. “Tem um médico que faz tudo lá, quando ele está de bom humor tudo bem, mas quando não está o atendimento ainda consegue ser pior”, desabafou.
Outra reclamação da moradora é em relação à realização de exames. Segundo ela, após uma luta para conseguir uma consulta é outra demora para fazer os exames. Ela relatou que às vezes quando consegue marcar o exame o pedido já venceu. Ivonete disse que já vivenciou isso com um familiar. “Minha sogra precisou realizar um exame e demorou sete meses”, relatou.
Ivonete disse que para a saúde melhorar em Gurupi é necessário uma mudança no comportamento dos profissionais. “A mudança tem que acontecer desde a recepcionista até o médico. Tem que capacitar estes profissionais para um atendimento humanizado. É tanta má vontade que às vezes para você conseguir algo que é um direito seu tem que usar de alguma influência como se tivessem pedindo algum favor”, comentou.
A funcionária pública afirmou apoiar Carlesse por já conhecer o trabalho da vice Goiaciara e por acreditar que ela não apoiaria alguém que não merecesse a confiança do povo. Destacou que Carlesse, eleito, deve ter a humildade para enxergar a necessidade do povo porque assim conseguirá trabalhar em função das pessoas.
Para a saúde, o candidato tem como proposta melhorar o atendimento na rede municipal de saúde, oferecendo aos profissionais capacitações para o acolhimento humanizado, pretende implantar a clínica da mulher, melhorar o programa de saúde bucal, manter em dia o estoque de medicamentos nas farmácias populares municipais. Outra proposta é no caso do município não ter condições de realizar exames em determinadas especialidades fazer um convênio com clínicas particulares para que o paciente não fique desassistido.
Da assessoria
0 comentários:
Postar um comentário
Para comentar vá até a opção, "Comentar como", "Nome/URL" e coloque seu nome e Email. Atenção, não serão permitidos comentários ofensivos. Obrigado.