sábado, 1 de janeiro de 2011

O escândalo do antiético

Opinião    

Não vivemos mais em uma época de ditadura quando os governos autoritários obrigavam os veículos de comunicação a divulgarem o que fosse favorável a quem estivesse no poder. Estamos em uma época de liberdade de imprensa em que se noticia a verdade dos fatos (pelo menos teoricamente), essa é a função do jornalismo.

De uns tempos para cá com toda a facilidade de fazer jornalismo, um fantasma aterroriza essa tão linda profissão que tem papel fundamental na sociedade. Talvez por existir a tal facilidade de certa forma esse fantasma tenha se materializado ainda mais no século XXI, trata – se da temida (por profissionais sérios) Antiética.

Fico estarrecido em ver meus colegas ferirem a ética da profissão, principalmente no telejornalismo, onde repórteres, âncoras e editores movidos por um espírito sensacionalista demonstram nitidamente a irresponsabilidade em noticiar os fatos. Provavelmente, tais colegas nunca leram o artigo 11, inciso 2 do código de ética dos jornalistas brasileiros onde diz:

O jornalista não pode divulgar informações:
II - de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes;

Onde já se viu mostrar cadáveres, sangue,vísceras de vítimas de acidentes em pleno horário do almoço!?!? Absurdo! Não respeitam mais os parentes das vitimas, as crianças e adultos que assistem e ainda o sagrado horário do almoço.

Sinceramente acho deploráveis essas atitudes, porém tenho a opinião de que esses pseudo – jornalistas devem existir sim (por incrível que pareça penso assim)! Porque como em toda profissão existem os competentes e os não tão competentes (ou incompetentes).
É como diz a Bíblia sagrada é necessário saber separar o joio do trigo (Mt cap. 13). 

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Coisas a se pensar...

Humor  
* Como se escreve zero em algarismos romanos ???

* Por que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo???

* Por que os filmes de batalha espaciais tem explosões tão barulhentas, se o som não se propaga no vácuo???

* Se depois do banho estamos limpos porque lavamos a toalha???

* Como é que a gente sabe que a carne de chester é de chester se nunca ninguém viu um chester??? (vc já viu um chester??? )

* Por que quando aparece no computador a frase 'Teclado Não Instalado', o fabricante pede para apertar qualquer tecla???

* Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto???

* Por que a palavra 'Grande' é menor do que a palavra 'Pequeno'???

* Por que 'Separado' se escreve tudo junto e 'Tudo junto' se escreve separado???

* Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco???

* Por que as luas dos outros planetas tem nome, mas a nossa é chamada só de lua???

Segundo informações, de quem?

Opinião  
É comum em alguns programas de TV , os repórteres e apresentadores noticiarem os fatos com erros de português. Mas o que mais acontece nos meios de comunicação de Gurupi (principalmente na televisão) é algo irritante e totalmente errado , sem contar que é de uma grande irresponsabilidade com o telespectador.


Alguns colegas adotam o famoso “segundo informações” como um vício de pronúncia, servindo de escape para passarem informações falsas ou até mesmo transmitirem suas próprias opiniões camufladas na famosa expressão jornalística.

Não é errado usar o  “ segundo informações”, mas por princípios éticos, o correto é citar de onde se originou a informação, por exemplo, em um acidente as informações são coletadas normalmente com testemunhas, polícia e bombeiros . O correto é citar essas fontes até pelo fato de dar mais credibilidade a notícia repassada ao leitor, ouvinte ou telespectador.

Só que em Gurupi temos que conviver com a triste companhia de colegas que, por preguiça, gostam de trabalhar com suposições e adoram usar o “ segundo informações” como válvula de escape. Mas em todo caso o jeito é fazer a nossa parte e noticiar os fatos com ética e responsabilidade, sem adotar o famoso clichê, “ segundo informações”. Poupem – me!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Marcão do povo chama secretário Luiz Cláudio de incompetente

Quem assistiu o programa “Gurupi urgente” da última quarta feira (29), exibido pela tv girassol gurupi, presenciou  as críticas  pesadas  feitas pelo comunicador Marcão do Povo ao secretário municipal de comunicação, Luiz Cláudio Barbosa. 

Em certo momento do programa Marcão diz que o secretário é incompetente e mal educado. O apresentador ainda desafiou o secretário a apresentar um programa do mesmo estilo que o “Gurupi urgente” para competir com ele.

Marcão ainda completa os insultos pedindo para o secretário lavar a boca com sabão antes de falar mal dele.
As críticas, segundo Marcão , são respostas às supostas ofensas feitas por Luiz Cláudio ao apresentador.

Vale ressaltar que Marcão do povo que também é vereador pelo PR, ultimamente tem tido posições contrárias as decisões da prefeitura, exceto na última eleição para presidente da câmara, quando apoiou Jonas Barros (PV), aliado do Prefeito Alexandre Abdalla (PR). 


Marcão do povo é conhecido por constantemente mudar de lado. Quem não se lembra da época de João Cruz, quando o apresentador (que ainda não era vereador) criticava exaustivamente a administração João Cruz/ Abdalla. 

Depois de eleito Marcão, que pertencia ao DEM, decidiu mudar de partido e ir para o PR, mesmo partido de Abdalla, daí em diante percebeu - se o quanto os comentários à respeito da administração mudaram, o apresentador e  vereador dosou os comentários polêmicos. Só que agora de uns 2 meses para cá, marcão não poupa críticas a atual gestão de Abdalla. Será por que?


Foto: divulgação

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aborto, você é contra ou a favor?



Falar de aborto é considerado um assunto complicado, são vários os pontos de vista das mais variadas classes da sociedade e cada pessoa tem a sua opinião. 

Confira a matéria do repórter Jairo Santos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Raio mata homem na zona rural de Cariri


Por: Redação

Um raio provocou na tarde de ontem, 26/12, a morte do caseiro João Ribeiro Lima, 52 anos, numa fazenda que fica no município de Cariri , sul do Tocantins. O corpo está sendo velado em Gurupi.

João Lima estava conduzindo o rebanho da fazenda onde ele trabalha quando um raio caiu em cima dele, que faleceu no mesmo momento. Ele deixou a esposa e três filhos. O corpo está sendo velado na Av. Guaporé entre as Ruas 1 e 11, em Gurupi.


Fonte: Atitudetocantins.com.br