quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Justiça decide por reabertura de inscrições e concurso público em Gurupi é novamente adiado

Concurso Gurupi
foto: divulgação

Mais uma vez a realização das provas do concurso para o provimento de vagas para a prefeitura de Gurupi será adiada. As provas estavam agendadas para o dia 02 e 09 de dezembro. 
 
Nesta quarta-feira, 28, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Gurupi, Nassib Cleto Mamud, proferiu decisão liminar determinando a reabertura, por mais 24 dias, do prazo de inscrições do concurso público
 
Com a reabertura, acompanhada de alteração do edital que rege o certame, os interessados poderão se inscrever para mais de um cargo, o que atende ao princípio da ampla acessibilidade aos cargos públicos, garantindo uma maior competitividade e a seleção de candidatos mais bem preparados.
 
Ainda no mês de outubro, o Promotor de Justiça Pedro Evandro de Vicente Rufato já havia recomendado à Prefeitura Municipal de Gurupi e à Empresa Brasileira de Concursos, responsável pela realização do certame, a alteração do edital, de modo a permitir que os candidatos concorressem a mais de um cargo. Como a recomendação não foi cumprida, o MPE ingressou com uma Ação Cautelar no início deste mês, agora atendida pelo Judiciário.
 
A recomendação e a decisão liminar foram motivadas pelo fato das provas estarem marcadas para dias e horários distintos, o que permite a inscrição e concorrência a mais de um cargo. De acordo com a decisão judicial, todas as inscrições já efetuadas devem ser convalidadas, podendo os candidatos, agora, inscrever-se para mais de um cargo previsto no edital.

Heliana Oliveira
cocktail on-line 

Servidores estaduais ameaçam cruzar os braços

Momento em que os servidores aprovam o indicativo de greve (foto: ascom)

O voto foi unanime. Os servidores públicos do Estado querem que o pagamento do percentual de 5,57%, mais o retroativo da data-base, seja feito em parcela única, no mês de janeiro. As discussões aconteceram durante a primeira Assembleia Geral Conjunta, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 28, no estacionamento próximo ao Sisepe – o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado. Participaram cerca de mil pessoas, representando 16 entidades. 13 sindicatos classistas e três associações de Militares. Durante o encontro foi aprovado o indicativo de greve, iniciado no fim da Assembleia.

A decisão a respeito da data-base derrubou as propostas anteriores. Uma delas dividia o percentual, em duas vezes. O reajuste do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor entraria nas folhas de maio e setembro de 2013, onde também entrariam os retroativos. A outra proposta, sugerida pela bancada sindical, era do pagamento integral em maio, diluindo o retroativo no decorrer no ano.

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET, Ismael Sabino da Luz, por duas vezes tomou a palavra para falar das dificuldades enfrentadas pelos servidores e da postura do Governo a respeito dessa situação. Em diversos momentos o presidente foi aplaudido pela Assembleia

“Vivemos em tempos onde nem o papel não tem mais valor. Esse impasse não deveria estar acontecendo se o Estado tivesse honrado a palavra e os compromissos. Essa conta já tinha que ter sido paga. A impressão que tem é que o Governo quer enrolar a todos. Fazer o que quer. Mas isso nós não vamos aceitar!” disse o presidente com palavras de ordem.

Durante a reunião geral, também por unanimidade, foi aprovado o indicativo de greve, que começou a valer logo após a aprovação. Uma paralisação de 24 horas também está marcada para a quinta-feira da semana que vem, 6 de dezembro. E uma nova Assembleia, reunindo todos novamente, vai acontecer no dia 16 de janeiro.

“Nós não estamos para brincadeira. Se o Governo não agir o Estado vai parar e certamente a população vai entender e nos apoiar. Afinal, são mais de 35 mil famílias envolvidas que dependem diretamente do pagamento da data-base para suas sobrevivências”, disse o presidente fazendo referência a quantidade de servidores beneficiados com o pagamento da data-base.

No verão, cuidados com a pele devem ser redobrados


Dica

Foto: Web
Férias, praia, piscina, areia e sol parecem combinações perfeitas para aproveitar a estação mais quente do ano. Porém, a Dra. Carla Góes Pérez, autora do livro “Beleza Sustentável”, alerta para os cuidados que se deve ter com a pele neste período.

“Atualmente, estamos observando várias patologias causadas pelas radiações solares. O efeito do sol é acumulativo e algumas de suas consequências só serão vistas muitos anos após a exposição, principalmente o envelhecimento da pele”, explica a Dra. Carla Góes Pérez.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano,  cem mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo a exposição excessiva ao sol a sua maior causa. Portanto, para prevenir o câncer e as doenças de pele é imprescindível o uso do filtro solar.

Outra dica importante é aproveitar o sol nos horários em que seus raios são menos agressivos – até às 10h e após às 16h. Além disso, nos dias quentes e ensolarados, o uso de chapéus, óculos, viseiras e guarda-sóis devem fazer parte do hábito dos brasileiros.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Investigação sobre jovens mortos em setembro culmina em seis prisões


40 policiais civis participaram da operação
A operação da polícia civil que envolveu 40 policiais de Palmas, começou às 7 da manhã de ontem (27). A polícia cumpriu seis mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão. Os detidos foram policiais militares apontados de terem participação em vários assassinados ocorridos em setembro deste ano em Gurupi. Alguns dos pm's detidos são suspeitos apenas de coagirem testemunhas. Computadores, armas de fogo e documentos foram apreendidos nas casas dos policiais.

Se existem provas, até o momento, não foram divulgadas, mas os Pm’s ficarão afastados de suas funções. A determinação foi a de prisão cautelar por trinta dias, podendo ser prorrogada se o juiz entender a necessidade. Os policiais ficarão detidos no quartel da Policia Militar de Palmas. As famílias das vítimas acompanharam a operação.

O delegado responsável pela operação Rerisson Macedo, não gravou entrevista. 

computadores, armas de fogo e documentos foram apreendidos

Entenda

Os crimes aconteceram no mês de setembro o corpo de  Daniel Alves Batista, 18 anos, foi encontrado em um barranco próximo ao Trevo da Praia e na segunda-feira, 24, a polícia encontrou o corpo de Cláudio Roberto Pereira Silva, 27 anos, a cerca de 1000 metros de onde estava o corpo de Daniel. Ambos foram mortos com dois tiros na cabeça.

Reginaldo, Walison e Regivaldo também teriam sido alvejados por tiros (Foto: Web)
No dia 26 do mesmo mês três jovens Reginaldo Alves da Silva, 34 anos; Walyson de Oliveira Gonçalves, 18 anos e Regivaldo Miranda da Silva, 22 anos, foram encontrados em estado de decomposição próximo a próximo a linha da ferrovia norte Sul, No mesmo dia também a jovem Ana Paula Lima de 21 anos, também foi assassinada. 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Polícia Civil - TO participou de operação que prendeu quadrilha de sites falsos de compras

Os Policiais Civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores – DERFRVA e da Delegacia Fazendária auxiliaram as investigações que culminaram na prisão de seis pessoas pertencentes à quadrilha que usava sites falsos de compra coletiva e residiam em Palmas/TO. A quadrilha foi presa no dia 13 de novembro.

Delegado de Goiás Valdemir Pereira da Silva (esq.)
Delegado 
Reginaldo de Menezes Brito (dir.)

As investigações, da Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia do Consumidor – Dercon, coordenada pelo delegado de Polícia Valdemir Pereira da Silva, foram iniciadas após consumidores enganados registrarem denúncias. Segundo a PC de Goiás, a quadrilha agia há mais de dois anos e já tomou mais de R$ 2 milhões de vítimas de vários Estados.

A prisão da quadrilha aconteceu com o apoio da PC/TO na terça-feira, 13 de novembro, em Palmas, foram presos seis integrantes do grupo: Franco Douglas Andrade Castro, Jefferson Cristiano dos Santos, James Muller Andrade Castro, Marcelo Chavez Vanderley, Karmenvanda Soares Martins e Priscilla Maurício Pires.

De acordo com as investigações as vítimas pagaram por produtos comprados nos sites dos criminosos que nunca foram entregues. Em uma das páginas dos golpistas tinha três telefones de contato: um em Palmas, um em São Paulo e um no Rio. Mas todas as ligações caíam no mesmo endereço: uma mansão em Palmas. O trabalho da polícia aponta que a quadrilha pode ter aberto mais de dez sites falsos.

De acordo com o titular da DERFRVA/TO, delegado Reginaldo de Menezes Brito, os policiais Civis do Tocantins deram apoio às investigações da polícia de Goiás realizando a localização dos endereços do acusados, acompanhando e monitorando os alvos, participando das buscas e apreensões, cumprindo carta precatória para o poder judiciário e dando apoio logístico à equipe.

“Fomos solicitados pelo colega de Goiás e recebemos várias missões uma delas de localizar os endereços e acompanhar os alvos. Participamos efetivamente do cumprimento dos mandados de prisão que culminaram na prisão de seis componentes da quadrilha e na apreensão de vários documentos que comprovam o golpe e de vários veículos comprados aparentemente com dinheiro do crime”, disse Reginaldo.

Dois dos mandados de busca e apreensão da Polícia foram cumpridos na Capital em duas lojas da empresa La Lunna, de propriedade de um dos acusados de ser o chefe da quadrilha, que segundo apontou as investigações são utilizadas para lavagem de dinheiro. Os trabalhos sobre esse caso continuam sobre a responsabilidade do delegado Valdemir Pereira da Silva, da Dercon de Goiás.

Durante a estadia da equipe de Goiás, em Palmas, os policiais utilizaram a estrutura da Delegacia de Furtos e Roubos do Tocantins e receberam apoio logístico. “Vale ressaltar que tivemos o apoio direto do Diretor da Capital, Delegado Hélio de Lima, que nos autorizou e amparou nas investigações”, concluiu Menezes.

Informações SSP TO

Estamos à beira do caos

Foto: Divulgação web
Opinião

Muita gente definhando por causa da droga. Brigam,Roubam e matam pelo amaldiçoado crack! Me pergunto onde estão os investimentos em educação preventiva? Onde estão as ong's? Onde está o Governo para apoiá – las e  tomar a iniciativa? Onde estão as igrejas evangélicas, católicas, espíritas... para acolherem e dar alguma esperança para os dependentes?

Não estamos muito preocupados com o próximo! Nossa prioridade é única e exclusivamente cuidar do nosso próprio umbigo. Digo isso aos que tem o poder para fazer algo, mas cruzam os braços e ficam vendo o circo pegar fogo. Até quando governo? Até quando igrejas? Até quando?
O governo investe muito em obras para grandes eventos (às vezes também no próprio bolso) e esquece do Social, esquece que a própria sociedade que o elegeu está "morrendo".

As grandes igrejas fecham os olhos para o problema e seus líderes se escondem dentro de seus templos, alienando a muitos que também com os olhos fechados dão as costas para os problemas do mundo. A preocupação está apenas em "status", bens materiais, construção de templos e nada mais!

Todos os dias em Gurupi, por meio de reportagens, vejo pessoas escravizadas pela droga. Em uma oportunidade ou outra sinto vontade de dar uma palavra de esperança. Dizer um simples,  "Jesus te ama", "sai dessa amigo, procure uma vida melhor", ou qualquer outra palavra . Mas é pouco, na verdade não é nada, talvez apenas uma minúscula semente plantada.

O fato é que temos que acordar e agir! Porque o mundo está à beira de um caos!

André Busnello

(As opiniões expostas neste texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representam a opinião do blog.)

domingo, 25 de novembro de 2012

Polícia Civil prende homem acusado de estuprar duas crianças no estado



A Polícia Civil, por intermédio do 2º DP de Paraíso, prendeu em flagrante  na tarde  de sábado (24) o vendedor autônomo Robson Quintino dos Santos, 30 anos. O homem é acusado pela prática do crime de estupro de vulnerável, cometido contra uma menor de apenas onze anos. O fato aconteceu próximo a um supermercado no centro da cidade de Caseara, por volta do meio-dia.

Segundo informações do Delegado Leão Lopes Júnior, responsável pelo caso, o acusado já estava sendo monitorado há algum tempo por suspeitas de que o mesmo se valesse do expediente de fornecer, gratuitamente, doces e pipocas com a intenção criminosa de atrair crianças com o objetivo de molestá-las sexualmente. Ainda de acordo com a autoridade policial, Robson que era vendedor, escolhia sempre os lugares onde houvesse maior concentração de crianças para comercializar seus produtos.

Em depoimento, o acusado confessou a autoria do crime de estupro e disse ainda, que possui um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela Comarca de Palmas, de onde é foragido por ter praticado o mesmo crime. Ainda segundo o acusado, o fato ocorreu no Setor Santa Barbara, na Capital e, desde então fugiu para Paraíso e, mais tarde fixou residência em Caseara onde foi preso.

Robson Quintino dos Santos foi autuado pela prática do crime de estupro de vulnerável, crime tipificado pelo Art. 217 – A do Código Penal Brasileiro sendo, encaminhado à carceragem da Cadeia Pública do município de Araguacema, onde permanecerá a disposição do poder judiciário.

Informações SSP TO